19 de junho de 2010


Escrevo este post com bastante revolta.

"Sempre que me sentia mais angustiada, fechava-me no meu quarto e auto mutilava-me, ora com cortes de lâmina ora com queimaduras de cigarro. Sentia que ao ter dor, me estava a castigar por não ter conseguido aquilo que queria, era uma forma de punição. No momento esse pensamento aliviava-me, mas depressa me culpabilizava por estar a ter tais actos. Assim, vivia constantemente num estado de culpa, que me angustiava e tirava as forças. Tinha sempre cuidado para não acertar em nenhuma veia importante, mas um dia o pior aconteceu, atingi uma artéria, fiquei inconsciente e quando dei por mim estava numa cama de hospital. Os meus pais, a quem sempre tinha omitido esta situação, ficaram e choque e pediram ajuda."Meses mais tarde:"Aprendi a valorizar-me e a saber lidar com as minhas frustrações. Aprendi que ninguém é perfeito e que por isso não o podia exigir de mim. Aprendi a dar valor à vida e a ser uma pessoa equilibrada. Aprendi que só aqui poderia aprender a viver!"-Rafaela, Brasil


Surpreende-me bastante que ainda haja altivez por parte da sociedade perante a auto-mutilação. É tão mais fácil apontar o dedo e dizer que são pessoas fanáticas e desequilibradas. Pergunto-vos, é consciente satirizar alguém que a vida magoou, que nós magoamos?


Significado: Mutilação que um indivíduo inflige a si próprio.                                                                   

Classe gramatical de automutilação: Substantivo feminino
Separação das sílabas de automutilação: au-to-mu-ti-la-ção
Possui 13 letras
Possui as vogais: a i o u
Possui as consoantes: c l m t

Já pensaram que o significado deste problema vai muito além disto?


Foto: Ramos; 28-04-2008